Cursos

Anualmente a ABPM realiza o curso de formação de instrutores. O curso e toda metodologia tem como base o conteúdo dos melhores cursos realizados na Europa.
Abaixo o conteúdo do Curso:

  1. Organização:
    Associação Brasileira de Paramotor ABPM
  2. Titulação
    Piloto  Instrutor  de  Paramotor  reconhecido  pela Associação Brasileira de Paramotor.
  3. Requisitos:
    a) Idade: maiores de 18 anos
    b) Titulação: Título de Piloto Avançado em Parapentee de piloto de Paramotor com 06 meses de titulação e o mínimo de 50 horas de vôo.
  4. Número de Alunos por Turma:
    20 alunos
  5. Documentos para Inscrição:
    a) Ficha de Inscrição;
    b) Cópia do CPF e RG;
    c) Cópia da Carteira de Habilitação de Paramotor e Parapente;
    d) Certificado de Qualificação emitido pela Associação, após a aprovação na prova de acesso.
  6. Material Necessário
    a) Equipamento de vôo devidamente homologado
    b) Botas;
    c) Capacete;
    d) Rádio;
    e) Motor em perfeito estado, com potência necessária para a realização dos vôos.
  7. Prova de Acesso
    1º Voo – Realizar um voo correto em todas as suas fases, desde a preparação do equipamento, decolagem em reverso e de alpina, voo rasante até o pouso com motor ligado em um quadrado de 20 metros de lado.
    2º Voo – Realizar um voo correto em todas suas fases, uma manobra de descida, orelhas e giro com inclinação de 45º.
    Pouso com motor parado em um quadrado de 40 metros de lado.
  8. Critério de Avaliação
    Os candidatos deverão cumprir os requisitos gerais e específicos corretamente na prova de acesso com a certificação de “APTO”, em função dos seguintes critérios:
    -­ Conseguir a qualificação de “APTO” (5 a 10 pontos)
    – Realizar corretamente as fases de check pré­vôo, decolagem, vôo, pouso e manobras.
    Considera­se “NÃO APTO” as seguintes circunstâncias:
    – Decolagem sem controle: posicionamento do corpo, mãos, corrida e selete;
    – Não realizar corretamente as etapas de preparação de voo;
    – Pousar bruscamente com toque do Paramotor no solo;
    – Não pousar dentro dos limites estabelecidos.
  9. Isenção de Prova de Acesso
    a) Pilotos de Alto nível em Paramotor, com mais de 05 anos de experiência;
    b) Pilotos que tenham participado alguma vez de competições e treinamentos internacionais de Paramotor nos últimos 5 anos;
  10. Conteúdo Programático
    1 – Formação Técnica, Tática e Regulamento
    1 – Legislação e regulamentos desportivo e aéreo
    1 – Código Brasileiro de Aeronáutica e demais Leis que Regulamentam o Esporte;
    2 – Espaço Aéreo
    3 – Tráfego Aéreo
    4 – Leis que regulamentam o Esporte (sugestão de transformar a aula 1 e 4 em uma só, com pelo menos dois tempos)
    5 – Documentação de Equipamento
    6 – Habilitação
    7 – Escolas
    8 – Aspectos Gerais
    2 – Técnica de Voo em Paramotor
    1 – Controle da Vela em Solo
    2 – Decolagem
    3 – Posicionamento
    4 – Aproximação
    5 – Manobras
    6 – Pilotagem Ativa em situações de Risco
    7 – Pouso
    8 – Aspectos Gerais
    3 – Equipamento Básico de Voo
    1 – Fabricantes
    2 – Modelos
    3 – Características
    4 – Exigências/Recomendações
    5 – Manutenção
    6 – Homologações
    4 – Fundamentos de Aerodinâmica
    1 – Noções de Física
    2 – Mecânica de Fluidos
    3 – Teoria de Perfil
    4 – Fluidez Aerodinâmica sobre o Perfil
    5 – Teoria das Asas

    5 – Fundamentos de Meteorologia aplicada ao vôo
    1 – Variáveis
    2 – Temperatura
    3 – Precipitações
    4 – Tormentas
    5 – Visibilidade
    6 – Nebulosidade
    7 – Ventos
    8 – Turbulências
    6 – Formação Didática de Paramotor
    1 – Metodologia de Ensino de voo de Paramotor
    2 – Aspectos Psicológicos
    3 – Organização de Grupos
    4 – Foco
    5 – Locais Adequados
    6 – Etapas do Ensino
    7 – Técnicas
    8 – Prevenção de Acidentes
    9 – Exame para Avaliação do Aluno
    7 – Iniciação de Vôo de Paramotor Duplo
    1 – Equipamentos Necessários
    2 – Modelos
    3 – Propulsão
    4 – Segurança
    5 – Técnicas

    8 – Segurança de Vôo
    1 – Aspectos da segurança de vôo
    2 – Piloto/Máquina
    3 – Cuidados Básicos
    4 – Revisão Pré-­Vôo
    5 – Manutenção
    6 – Situações de Risco
    7 – Restrições
    8 – Condições Individuais
    9 – Segurança ativa e passiva
    10 – Conduta Humana
    9 – Variáveis de Personalidade
    1 – Biológicas
    2 – Psicológicas
    3 – Sociológicas
    4 – Ambientais
    3 – Classificação segundo Ricketson
    4 – Erros x Conseqüências
    5 – Modelo SHELL
    6 – Tipos de Erros
    10 – Prevenção de lesões. Técnicas básicas de resgate, evacuação e primeiros socorros
    1 – Protocolo de Atuação
    2 – Cadeia de Atuação
    3 – Resgate em Helicóptero
    4 – Aspectos Jurídicos
    5 – Situações Críticas
    6 – Elementos Psicológicos
    7 – Conceitos básicos da anatomia e fisiologia Humana