Lubrificantes 100% Sintético 08/04/2010

A Lubrificação inadequada nos paramotores é um dos problemas que mais acontece, a gasolina nem sempre é de procedência garantida mas a lubrificação tem que ser feita com produto de qualidade ou seja 100% Sintético mais caro mas confiável. 
No mercado existem várias marcas. Os mais utilizados são o TTS da Castrol e o Motul 800. Quanto a medida da mistura, fique atento as orientações do fabricante. Geralmente a medida é de 2% a 3% de oléo.




O que você precisa saber sobre Combustível 26/04/2010

Gasolina Aditivada:

O uso da gasolina aditivada pode ser útil por, supostamente, limpar o motor. Entretanto, essa limpeza é prejudicial aos motores dois tempos (para qualquer aplicação). Dessa forma, a gasolina aditivada deve ser evitada.

 1) A gasolina Petrobras Podium pode ser utilizada em motos com motores 2 Tempos?

 a)Ocorre que motores 2 Tempos possuem excesso de depósitos e o uso de uma gasolina aditivada, como a Podium, poderá remover esses depósitos, causando algum tipo de problema.

 b)A Gasolina Podium, segundo a página principal do produto, pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem.

Como os paramotores são dois tempos (com baixa taxa de compressão) e carburados, o uso da gasolina Podium só é recomendado Se o FABRICANTE ESPECIFICAR a necessidade do uso de gasolina de alto octanagem. Caso isso não esteja explicito, o uso da gasolina Podium é um desperdício de dinheiro. (segundo a Petrobrás, que tem interesse na venda do produto)

 c)A Gasolina Podium também é aditivada, tendo as mesmas restrições daquele produto. (segundo a Petrobrás, que tem interesse na venda do produto).

 
2) A gasolina Petrobras Podium é aditivada?

Sim. Como a gasolina aditivada, a Petrobras Podium também recebe a adição de aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).

A maior desgraça para motores importados é a corrosão causada pelos vinte e poucos por cento de álcool. Isso ocorre, pois fora do Brasil esse percentual, quando existe, é bem menor. Isso faz que os motores (na verdade sistema de alimentação) não sejam tratados contra a corrosão. Essa corrosão pode entupir dutos, alterar diâmetros de Giclês, podendo lavar o motor e superaquecer e até fundir.

 3) A gasolina Petrobras Podium tem álcool?

Sim. A gasolina Petrobras Podium recebe álcool anidro na mesma proporção utilizada para todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, conforme determinado pela legislação federal.

A Petrobrás afirma com todas as letras que a gasolina Podium não deve ser usada em aeronaves e ultraleves.

 4) Quais são as restrições para uso da gasolina Petrobras Podium?

Automóveis, motos, moto-serras, ciclo motores, cortadores de grama e motores de popa podem utilizar a Podium sem restrições. AVIÕES, AVIAÇÃO EXPERIMENTAL E ULTRALEVE NÃO PODEM USAR A GASOLINA PODIUM.


 Recomendação da Petrobrás


A Petrobrás recomenda o uso de gasolina de aviação (AVGAS) não contém álcool para aplicação em motores ROTAX. Esse combustível, sem álcool ou aditivos e com alta octanagem é o ideal para o uso em paramotores. Entretanto, sua venda é restrita aos aeroportos.

 Conclusão

Em princípio, a melhor gasolina disponível é a de Aviação (AVGAS). O uso de gasolina aditivada apenas traz a desvantagem de limpar o motor, o que pode ser catastrófico para motores dois tempos. A gasolina podium é tão corrosiva quanto às demais, por conter álcool, além também de ser uma gasolina aditivada. Além disso, a alta octanagem nem sempre é aproveitada pelo motor.

 

Link da pesquisa:

 

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egIEcnQwM3c6B8JG75ICNKdDsZk6Tb39_TFShv4OrqYWwOVE5It59Hfm6qfkFuaGhEuaMiAEEhxc8!/dl2/d1L0lDU0lKSWdrbUEhIS9JRFJBQUlpQ2dBek15cXchL1lCSkoxTkExTkk1MC01RncvN185TzFPTktHMTBPTUpFMDJMT0RRUFJTMjAwNC9aSnpUMjU3MjkwMDAy/?PC_7_9O1ONKG10OMJE02LODQPRS2004_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+pod ium+de+a+a+z#13




Segurança ao ligar o motor 26/04/2010

Atenção ao ligar seu equipamento.

Muitos incidentes tem ocorridos justamente neste momento. Muitos pilotos, por desconhecimento ou negligência, não se atentam para as diversas forças que agem no paramotor com a hélice em rotação e não percebem os movimentos que o paramotor no solo pode fazer, virando de lado ou vindo pra cima do piloto.

Por este motivo, diversos pilotos na Europa aconselham que se dê a partida de seu paramotor com ele nas costas.

Este cuidado pode realmente evitar sérios problemas.




Velas de Ignição 08/04/2010

Utilize em seus equipamentos materiais proprios para motores de alto rendimento. Eles  necessitam de velas de ignição com uma excelente resistência ao superaquecimento e choques mecanicos, os eletrodos tem que ser constituidos de metais especiais para assegurar uma maior confiabilidade. Nas embalagens das velas de iginição NGK que são vendidas no mercado brasileiro tem um lembrete que não é para ser utilizado em aeronaves como trike , ultraleve e similares, elas podem apagar ao chegar numa determinada temperatura mesmo sendo novas, cuidado você pode estar em uma travessia ou local que necessita do motor para se deslocar e ficar na maior roubada......... Utilizem materiais especificos para cada equipamento.







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